Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Reino de Deus é a igreja onde congregamos!

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
Mateus 6 v.33 



Este ano vou começar a escrever um novo livro chamado Nada de Heresias baseado nas postagens deste blog, confesso que foi esta minha intenção desde a primeira postagem, mas tudo acontece no tempo de Deus. E vou começar com esta primeira grande heresia: o reino de Deus é a igreja onde congregamos! Quando Jesus Cristo disse que devíamos buscar primeiro o reino de Deus, com certeza não estava falando de irmos às igrejas que são instituições criadas depois da ascensão de Jesus Cristo, ou seja, não haviam ainda igrejas nem como conhecemos e sequer como iniciaram. Mas como explicar: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do Senhor."Salmos 122 v.1 Vamos primeiro repetir que se quando Jesus Cristo falou: buscai primeiro o reino de Deus não estava falando de igreja, se no novo testamento ele já não falava de igreja o que diremos no velho testamento? A passagem citada faz parte do cântico dos degraus (Salmos 120 ao 134) ou cântico das peregrinações (termo hebraico Shirha-maaloth) Algumas teorias  encontradas obre estes Salmos:
- A tradição judaica antiga diz que tais Salmos faziam parte de uma liturgia associada a 15 passos que haviam entre os pátios do Templo;
- Outra sugere que esses poemas eram cantados pelos peregrinos quando regressaram da Babilônia para Jerusalém ao final do exílio;
- Uma terceira teoria tem mais haver com o estilo dos Salmos, que manifestam uma progressão bem marcada de temas e pensamentos. Spurgeon citou os mesmos dessa forma, como uma sucessão de passos dados do vale do choro até à presença de Deus: (1) aflição; (2) olhando para Deus; (3) gozo em comunhão; (4) invocação; (5) agradecimento; (6) confiança; (7) paciente espera por livramento; (8) favor divino; (9) temor de Deus; (10) martírio; (11) ódio ao pecado; (12) humildade; (13) desejo pela vinda de Cristo; (14) concordância e caridade; (15) continuada bênção de Deus.
Independente de compreensões particulares ou não sobre a questão do seu título, podemos dizer que esta coleção constitui uma espécie de Pequeno Saltério, que podem ter seus hinos divididos em 5 grupos de 3 Salmos cada:
- Salmo 120 ao 122: expressam as pressões externas à alma das pessoas espirituais, que esperam a intervenção divina e celebram a eleição de Sião como o centro da revelação de Deus à humanidade;
- Salmo 123 ao 125: possuem a mesma característica dos primeiros;
- Salmo 126 ao 128: incluem temas que são característica da literatura sapiencial, possuindo temas mais filosóficos;
- Salmo 129 ao 131: particularmente mais individuais e piedosos, pois destacam um tema muito pessoal, a paciência;
- Salmo 132 ao 134: sobressai o tema da eleição divina e do pacto.
Concluo que o citado Salmo não quer dizer ida à igreja.  Cresci ouvindo que não posso perder nenhum culto na igreja onde congrego, pois deste modo estou cometendo o pecado da desobediência que é com certeza uma grande arma nas mãos dos legalistas de plantão. Conheço um Pastor que diz que quando vai à matriz da igreja se sente no céu, bem a Bíblia diz que: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam." 1 Coríntios 2 v.9  
Perguntei a ele como ele sabe como é o céu e ele não conseguiu me responder. por que será? A cada dia as igrejas inventam cultos temáticos (Libertação, Vitória, Causas Impossíveis, da Família, Missões e outros), deixaram de lado os cultos públicos por estes temáticos e antes tínhamos duas oportunidades de estarmos na igreja na semana agora temos sempre mais de três e até mesmo cinco dias da semana, certa feita fui questionado por minhas ausências durante os cultos semanais e respondi: Ainda não me aposentei, ainda trabalho oito horas por dia e bem longe de casa e além do mais tenho família e se não me relaciono bem com minha família como será minha vida espiritual? Uma fachada! Peço a você que leia e comente, pois seu comentário é muito importante. Que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento seja derramado sobre sua vida e a sua família em nome de Jesus Cristo!
Siga-nos no twitter: @nadadeheresias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário