Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Apenas acho...

"Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." II Coríntios 7 v.1

Apenas acho que gostamos muito das promessas de Deus, principalmente da que fala da salvação e de uma vida eterna ao lado de Jesus Cristo no reino de Deus, que bom fecharmos os nossos olhos e nos imaginarmos andando pelas ruas de ouro, iluminados pela glória de Deus e ver e ouvi tantas e tantas que nossos olhos ainda não viram e que nossos ouvidos não ouviram e que Deus preparou para nós. Mas, acho também que devemos nos lembrar de que temos que nos purificar de toda a imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação. Neste ponto que quero permanecer: aperfeiçoar a santificação!
A frase de John Wesley: "A conversão tira o cristão do mundo, a  santificação tira o mundo do cristão." cai como uma luva em nossa reflexão. Acho que o que tem faltado em nossos dias é entender que santificação é um processo continuo e que a conversão é o primeiro passo, o pontapé inicial deste processo e acrescento o texto base que nos manda aperfeiçoar a santificação e aperfeiçoar significa: aproximar da perfeição; trazer melhoramento. Opa, trazer melhoramento e o que seria este melhoramento?Como seria se aproximar da perfeição?É possível isso?
Questões que, apenas acho, vão definir nossa caminhada, nosso testemunho, nossa santificação.
Costumo dizer que o agir de Deus é individual, ou seja, Deus me trata de uma forma e vai tratar você de outra forma e um outro de uma forma distinta de nós dois e assim sucessivamente. Assim como a salvação é individual a santificação também é, sendo que a salvação é coletiva, o corpo de Cristo, a Igreja do Senhor Deus será salva; mas, a santificação é um processo pessoal. Tem arestas que este processo de santificação vai aparar em mim que não existem em outros, existem dificuldades para mim que não existem para outros. O melhoramento consiste em entender como Deus nos esta moldando, transformando através da santificação. É claro que não vamos ser perfeitos, mas ao aperfeiçoarmos nossa santificação estamos nos adequando e dando ao Espírito Santo a condução do processo a fim de que possamos passar sem muitos problemas. Como? Sendo mais vigilantes, estando mais atentos, guardando mais a palavra de Deus em nossos corações a fim de que não tenhamos que  ficar várias vezes cometendo os mesmos erros, entristecendo o Espírito Santo de Deus.
Aprender com os erros dos outros também nos ajuda a aperfeiçoar a nossa santificação e é muito menos dolorido. O texto base nos dá a dica: no temor do Senhor. Sabemos que o temor do Senhor, temer a Deus é o princípio da sabedoria e sabedoria consiste em aplicar bem o conhecimento adquirido e sem este conhecimento vamos sofrer, sofrer muito e durante muito tempo até que entendamos o que Deus quer e como Ele quer fazer conosco para nos santificar. Que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento seja derramado sobre a sua vida e de sua família em nome de Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário