Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Crentes resplandecentes e crentes invisíveis

"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;"
Filipenses 2 v.15

Quero que neste momento você analise suas atitudes, não só na igreja, mas também no seu lar, em sua rua, em seu bairro, na escola, no trabalho, na condução, enfim onde quer que você esteja independente do dia ou da hora. Lembro que deve ser sincera sua análise, afinal estamos falando de como as pessoas te vem, e não só elas mas Deus  principalmente. Analisou? Pensou? Agora vamos ver se você é resplandecente ou invisível?
O texto acima é um trecho de uma série de recomendações feitas por Paulo à igreja em Felipo (aos filipenses). Para começarmos precisamos entender o que significa a palavra resplandecente. Resplandecente é aquilo que resplandece, que emite luz, que brilha. O que resplandece, onde quer que chega é notado, onde quer que seja ou esteja é notório a sua luz (Filipenses 4 v.5), se o lugar está escuro ou sombrio, quando o crente resplandecente chega, tudo muda, tudo é iluminado chega a luz, afinal somos a luz do mundo (Mateus 5 v.14). Quando somos resplandecente todos sabem, todos nos conhecem pois o nosso testemunho fala por nós, nosso agir, nossas atitudes , nossas respostas, nossas palavras (Colossenses 4 v.6) testificam que somos diferentes agora. Somos procurados e servimos sempre de exemplo, quem segue a Jesus Cristo não andará em trevas, mas seguirá na luz (João 8 v.12) e é a luz do mundo e não se pode esconder (Mateus 5 v.14). A característica marcante na vida do crente é ter como propósito resplandecer, não tem como esconder a candeia que se acende (Mateus 5 v.15) haja visto que foi Deus que iluminou as nossas trevas (Salmos 18 v.28), Ele quem fez resplandecer a nossa luz para conhecimento da glória d'Ele (2 Coríntios 4 v.6). Então você se encaixou nesta definição? Você se considera um crente resplandecente?
Vamos agora definir os crentes invisíveis. Começando, é claro, pela definição de invisível. Invisível é o que não se pode ver ou não se vê e também, por extensão,  o que não quer ser visto. Então, quando o crente é "invisível"? Quando por exemplo domingo você é uma benção, está na Escola Dominical, no evangelismo, no culto a noite, ufa em tudo o que acontece, contudo durante a semana, cadê você? ninguém sabe, ninguém viu, nem vai ver pois durante a semana você está "invisível"! No trabalho seus colegas não sabem de nada sobre sua religião, afinal de contas isso pode lhe prejudicar de alguma maneira; você até arrisca em umas piadinhas e até sai com eles para uma cervejinha, mas você só toma suco ou refrigerante, se te perguntam porque você não bebe, com a cara mais limpa você responde: parei de beber. Quando você está chegando do trabalho e algum vizinho lhe pergunta sobre Jesus Cristo e a igreja você simplesmente lhe diz: vai lá no domingo fazer uma visitinha e dá logo tchau, não você não está divulgando o evangelho, nem tampouco a programação de sua igreja; apenas não pode falar daquilo que não conhece, afinal você está "invisível". Quando de algum modo os problemas no lar ou seu relacionamento sofre algum desgaste você solta os cachorros, diz palavras até mesmo impublicáveis que você justifica dizendo: me tiraram do sério, sou assim mesmo, entendo que o velho homem é então o seu manto de invisibilidade, seu instrumento de desaparecimento (2 Coríntios 5 v.17).
E agora? Se definiu? Como mudar?
Lembra quando Jesus falou de vinho novo em odres velhos? (Marcos 2 v.22) enquanto você for "invisível" não vai resplandecer! Enquanto você não viver em novidade de vida (Romanos 6 v.4) não vai mudar, vai ser sempre invisível, mesmo que imagine em seu coração que está resplandecendo, não estará mesmo (1 João 1 v.6). Saia agora desta invisibilidade e deixe resplandecer a luz de Deus em sua vida pra que todos vejam.
Que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento seja derramado sobre a sua vida e de sua família em nome de Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário