Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Boa, agradável e perfeita vontade de Deus

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus"Romanos 12 v.2

Embora muitos se atentam a parte que fala em que não devemos nos conformar com este mundo, quero hoje aqui falar da parte mais bela deste versículo: a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Vamos falar sobre o que a Bíblia Sagrada diz sobre a vontade de Deus e desfazer qualquer erro de interpretação ou mal-entendido sobre ela. Muitos tem um conceito muito mal-entendido da vontade de Deus, afinal ela é sempre apresentada de forma misteriosa, como se Deus não quisesse que descobríssemos sua vontade.



Quero me fazer entender que não é errado este conceito, estou bem longe disso. Quero sim definir que não é usada de forma errada, mas sim de uma forma que cria muitas dúvidas nas cabeças das pessoas, mesmo que de sinceridade no coração. 

Veja por exemplo: Se nós aconselhamos pessoas à “aguardar a vontade de Deus” , porém como sabemos quando a vontade de Deus chegou ou não, se chegará ou não? Quando alguém está em duvidas nós falamos “Busque a vontade de Deus”, mas buscar onde?  Buscar como? Entendem o que quero dizer com “erro de interpretação”?
Vou esclarecer um pouco o assunto da Vontade de Deus. Vou fazer isso em três pontos. Aqui, de princípio, é minha intenção ressaltar algumas coisas que já sabemos, ou deveríamos saber, sobre a vontade de Deus. Depois vamos definir a maneira que Deus guia-nos na Sua vontade. E por último, vou mostrar como esse assunto pode ser aplicado às nossas vidas.
Assim sendo vou  começar com a pergunta: O que é a vontade de Deus? 
A vontade é um desejo, como uma criança tem vontade de tomar sorvete. Vontade é uma determinação, como uma criança mal-criada determina que vai chorar até que alguém compre sorvete. Uma vontade é apenas o que uma pessoa deseja ou determina que vai ser feito.
Os animais não têm vontade. Nunca se ouviu falar de leão que decidiu comer uma zebra e depois deitar na sombra. Ele age por impulso, não por vontade. Mas nós, humanos, temos uma vontade.
Esse fato é obvio. Mas surge a pergunta: Deus tem vontade? Obviamente nós temos vontades, mas Deus tem? Sim, Deus tem. Olha o que está escrito no nosso texto (Romanos 12 v. 2) – “para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Essa vontade pertence a quem? A Deus, conforme está escrito. Isso quer dizer que Deus deseja ou determina algo que vai ser feito. 
Mas o versículo não apenas afirma que Deus tem uma vontade, ele vai além e descreve bem essa vontade – esse desejo ou determinação que vai ser feito – como sendo boa, agradável e perfeita. Entenda que essas três características reunidas em um só lugar são coisas notáveis. Em nenhum outro lugar essas palavras são usadas em conjunto para descrever uma só coisa. Por exemplo, Paulo diz à igreja em Roma que “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus...” (Romanos 8 v.28), mas não diz que todas as coisas contribuem juntamente para o agrado ou a perfeição daqueles que amam a Deus. Outro exemplo se encontra em I Timóteo 2 vv.1-3. Quando Paulo escrevia para o jovem pastor Timóteo, ele manda Timóteo orar por aqueles em autoridade – os reis, governantes – porque essa ação é “bom e agradável diante de Deus nosso Salvador” (I Timóteo 2 vv.1-3). Mas Paulo não chega a afirmar que tal ação é perfeita diante de Deus.
 Veja então que essas três características reunidas em um só lugar são coisas notáveis. As pessoas que entendem isso perdem o medo de seguir a vontade de Deus – porque a vontade de Deus vai ser melhor, mais agradável, e mais perfeita do que a sua própria vontade. Mas se você não concordar com Deus aqui, você está no erro. Se você discordar com Deus e acredita que a Vontade dEle é ruim, desagradável, e imperfeita, você está errado, simples assim.  Se você, com a boca concordar com o que a Bíblia diz, mas na pratica nega esse preceito você está errado, muito simples também. Por exemplo, se a vontade de Deus é que Jesus Cristo seja o único  e suficiente Salvador, e você discorda e acrescenta as suas obras, ou as obras de Maria, ou as obras do Espírito Santo para a sua salvação, você é – e eu não estou falando com maldade: Você está errado, isso é realidade, infelizmente para muitos é assim. 
Vou andar adiante mais um pouco no nosso texto. Que diz que a vontade de Deus é perfeita, você vê que a vontade de Deus é única – veja como o termo “Vontade de Deus” é no singular. Cada vez que encontrar o termo “Vontade de Deus” na Bíblia, e ocorre 23 vezes, vai sempre ser no singular. Vamos seguir o raciocínio adiante mais um pouco. Se existe uma coisa perfeita, uma coisa que é tão perfeita que é solitária na sua perfeição, é única, quando vai mudar para ser mais perfeito ou menos perfeito? Nunca. Por isso dizemos que a vontade de Deus nunca muda. Isso é muito simples. Aplicamos o conceito da imutabilidade para a definição da vontade de Deus. O que Deus desejou que acontecesse no passado é o mesmo que Deus deseja que aconteça hoje e vai ser o mesmo que Deus deseja que aconteça no futuro. O que Deus determinou que acontecesse no passado é o mesmo que Deus determinou que vai acontecer hoje e vai ser o mesmo que Deus determina que aconteça no futuro. Quer ver isso na Bíblia? então, por favor, leia Êxodo 20 v.3. Isso é a vontade expressa de Deus. Depois você pode ver esse preceito de um único Deus novamente em Mateus 6.24. Mais uma vez Deus avisa sobre a ignorância de desobedecer a vontade que já é boa, agradável, e perfeita. Quem tenta servir outros deuses está fazendo o que não é bom, nem agradável, nem perfeito.  E por final, pode ser observada em Apocalipse 21v.8 – os Idolatras não entrarão no céu. Idolatria é apresentar o seu corpo, a sua mente, os seus sentimentos para servir outros mestres além de Deus. E como alguém apresenta “o seu corpo, ou a sua mente, ou o coração parar servir outros mestres”? Se você não ama a Deus de todo o seu coração, de toda a tua força, de todo teu entendimento, de toda sua mente, você está servindo algo além de Deus. Você está sendo idolatra mesmo não tendo ídolos em casa, mas este assunto é tema de outro estudo. Hoje em dia Deus ainda manda você não ter outros deuses como Ele mandou os Israelitas em Êxodo 20. Essa vontade de Deus nunca tem mudado até hoje: É eterna e nunca muda.
A vontade de Deus é também sempre eficaz – isto é: Sempre cumpre o que desejou ou determinou cumprir. Não existe um “talvez” ou um “mas” ou um “gostaria” ou um “porém” com Deus. Isaías diz “Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem o invalidará?” (Isaías 14 v.27). Falo de homens dos quais  faltam força de vontade e com esse queremos dizer que eles faltam à força de vontade para querer o que deveriam querer. Mas nunca é assim com Deus. “Tudo o que o Senhor quis, fez.” Essas são coisas que sabemos acerca da vontade de Deus. Você vê que a vontade de Deus não é misteriosa,  nem está encoberta. Verdadeiramente é tudo muito simples.
Mas vou falar de outra coisa  que devemos saber. Como Deus nos guia na Sua vontade? Salmos 48 diz que Deus “será nosso guia até à morte”. A pergunta é como Deus nos guia na sua vontade?  O mundo responde com muitas opções para conhecer a vontade de Deus. Deixe-me mostrar algumas formas  que alguns tem buscado a vontade de Deus. Por exemplo o rei Saul buscou uma bruxa para saber a vontade de Deus. Em I Samuel 28 vv.5-7 vemos que Saul, com medo dos inimigos buscou o auxilio de uma bruxa. Ela fez subir o espírito de Samuel que simplesmente repetiu o que o Senhor tinha falado anteriormente (I Samuel 28 vv.16-17).
Alguns apostam em sonhos e visões para saber a vontade de Deus. Todos conhecem o monte Sinai – o lugar aonde Moisés subia para falar com Deus. Hoje nos mapas, na península Sinai, perto de Egito, tem lá o “Monte Sinai”. Quem foi que colocou afirmou que isso era o Monte Sinai da Bíblia? O imperador Romano Constantino tinha uma visão que aquele lugar era Monte Sinai. Mais tarde ele teve outra visão mandando ele matar a esposa e o filho. E ele fez. Pergunto: Deus estava revelando a Sua vontade para esse imperador? Os apóstolos lançaram sortes para saber a vontade de Deus. Isso se confirma em Atos 1. vv. 24-26. Ninguém sabe com certeza como eles “lançaram sortes”. Simplesmente não sabemos. E Deus nunca nos manda lançar sortes, então vamos descartar esse método.
Outros abrem a Bíblia  Sagrada aleatoriamente e apontam o dedo em um versículo para saber a vontade de Deus. Suponha que eu quero fazer algo errado, imagina que eu quero matar meu irmão e busco a vontade de Deus desta maneira. E por acaso eu abro a Bíblia e encontro I Samuel 14 v.7 que diz “Faze tudo o que tens no coração” ou II Samuel 7 v.3 que diz “Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo”. Vocês estão me seguindo aqui? Mais uma vez obviamente esse método não serve.
Outros dizem que sentem contentes ou alegres quando estão no centro da vontade de Deus. Mas não esqueça que há caminhos que parecem certas, que nos fazem sentir alegres e contentes, mas não são da vontade de Deus. Veja isso em Provérbios 14 v.12. Satanás pode fazer homens e mulheres sentirem alegres, satisfeitos, e tudo mais. Ele pode até se transformar em anjo de luz e relatar uma mensagem “divina”. Mas isso não garante que estão no centro da vontade de Deus.
Muitos  dizem que  têm um interesse reavivado em coisas espirituais quando encontram a vontade de Deus. Mas com tempo e maturidade, a experiência nos ensina que confiar em sentimentos ou interesses não é seguro porque o homem muda continuamente. É a realidade.
Saber a vontade de Deus é algo pessoal e intransferível. è contigo e com Deus, é particular. A vontade de Deus para mim não é a mesma para você. Para entender a vontade de Deus, deixar ser guiado por ela começa com o fazer sua vontade, pedir direção e obedecer, principalmente aprender que quando Deus não quer, quando não é a vontade dele. Nada vai ser bom, agradável e nem tão pouco perfeito. Que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento seja derramado sobre as suas vidas em nome de Jesus Cristo. Amém!






Nenhum comentário:

Postar um comentário