Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Os apenas esforçados e os Escolhidos.

"E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós."
Números 17:5
  
O Senhor mandou que os príncipes de cada tribo levassem suas varas a Moisés. Ele especificamente disse que Arão representaria a tribo de Levi. Esse fato é muito importante. Quero lembrar que o principal líder da rebelião foi um primo de Arão, um levita da mesma família (veja Números 16 v.1 e Êxodo 6 vv.18,20,21). Entre os levitas, Deus escolheu a casa de Coate para cuidar das coisas santíssimas (Números 4 v.2), mas Corá não estava contente com esse papel. Ele cobiçou a posição de seu primo, e tentou assumir uma posição que Deus não lhe deu. A primeira lição que Deus ensinou no capítulo 17 de números foi esta: Arão deve ser respeitado como líder dos levitas.

Moisés recolheu os cajados e os pôs no tabernáculo, diante do Senhor. Deus disse que o bordão do homem escolhido floresceria. É óbvio que isso acontecendo seria um milagre e um sinal de Deus, mostrando qual tribo foi selecionada para representar o povo na presença dele. Moisés voltou no dia seguinte e achou onze bordões normais. Porém, a vara de Arão, brotou, produziu flores e deu amêndoas! Uma vara viva não faria tudo isso numa noite só, muito menos uma morta! Deus claramente afirmou a sua escolha, para acabar com a rebeldia e as murmurações do povo de Israel (Números 17 vv. 5,10).

 Que me perdoem os esforçados, mas ser escolhido por Deus é fundamental para que a obra do Senhor tenha o prosseguimento correto, vá bem e cumpra o seu propósito: ganhar almas! Durante meu ministério conheci muitas pessoas esforçadas e que, ao primeiro olhar, pareciam sim escolhidas por Deus para estarem em posições de liderança, de grupos, de projetos, de congregações e até mesmo de ministérios. Contudo o tempo e suas atitudes e decisões fizeram aparecer o "esforço" como único conteúdo, sem nenhuma unção, ou seja, sem terem sido escolhidos por Deus para liderar. Acredito muito em chamado, se você tem um chamado na obra do Senhor, esforce-se para cumprir este chamado, mas se não é seu chamado, não se esforce para parecer que foi escolhido por Deus para fazer tal tarefa, exercer liderança ou qualquer outra coisa na obra do Senhor, afinal você pode até, por muito tempo, enganar os homens, mas Deus não se engana. 
Existem muitas tarefas e muitos cargos na igreja que você pode fazer e exercer, e todos são muito importantes, todos precisam ser feitos e creia Deus tem galardão pelo nosso trabalho, entenda: pelo nosso trabalho e não pelas nossas obras. Evite dissensões e porfias na igreja simplesmente por que você se acha mais "esforçado" que o irmãozinho que está na frente da obra. 
Cabe ressaltar que não devemos julgar as pessoas como sendo não muito "esforçadas", "não dão tudo que podem", " não entram de cabeça" na obra que lhes foi confiada afinal de contas elas estão com a mão no arado, foram escolhidas por Deus e isso gera oposição, obstáculos, o inimigo vai sempre tentar atrapalhar, atrasar, diminuir a produtividade, enfim as difiiculdades acontecem mesmo na vida dos escolhidos e isso exige sim deles mais esforço, porém este esforço você não vê pois é espiritual: mais consagração, mais comunhão com Deus, mais jejum, mais oração.
Eu sempre digo que o inimigo só pertuba o crente que trabalha para Deus, pois sinto na pele. Quantas vezes passo provas e lutas e lembro que passei pela mesma situação antes tranquilo e percebo que antes eu não estava na condição de escolhido para fazer a obra e sim como apenas um servo. Dirijo campanhas de Libertação e Cura Divina em dois bairros aqui no Rio de Janeiro e por mais que eu me programe sempre tenho obstáculos para chegar aos locais das campanhas, isso é oposição!
Em resumo: não se esforce para fazer aquilo que Deus não chamou você para fazer, quer ajudar na obra? peça a Deus uma orientação, pergunte ao Senhor Jesus Cristo qual o seu chamado. Não inveje os escolhidos, ore por eles. Que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento seja derramado sobre a sua vida e de sua família em nome de Jesus Cristo. Amém!
E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós.
Números 17:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário