Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Arroz com Feijão

"Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram."Hebreus 13 v.9

Nesta época do ano surgem as "festas juninas" que fazem parte da cultura brasileira e tendem a render homenagens à São João. Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. 
Agora  que defini bem quero te perguntar é certo comemorarmos as "Festas Jesuínas"? Deus precisa mesmo imitar o mundo para alcançar os pecadores? Devemos usar estes artifícios para afastar os membros do "mundo", trazendo o mundo para dentro ou para o meio da igreja? Se você é um cristão alicerçado na palavra de Deus certamente todas as suas respostas serão NÃO!
Já procurei e não encontrei nada na Bíblia Sagrada que diga que devemos de algum modo ou em algum tempo copiarmos o mundo. Estamos no mundo mas para sermos luz do mundo (Mateus 5 v.14) e não para nos conformarmos com ele (Romanos 12 v.2). Pode parecer inocente, mas não é bem assim. Se você entendeu bem estas festas são para homenagear um "santo", ou seja, uma forma de idolatria e idolatria é abominável aos olhos de Deus, ele pode ser tardio em sua ira, porém não tem o culpado por inocente (Naum 1 v.3). Imagino Deus olhando seus servos dançando "quadrilha" ao som de um forró gospel. A Bíblia ensina o arroz com feijão do evangelismo, não precisamos fazer muita força, basta apenas manusear bem a palavra, ter um bom testemunho e estarames sempre por perto quando o Espírito Santo convencer alguém do pecado e este alcançar a salvação. E ainda aos acham que os cultos devem ser mais alegres, festivos, cheios de danças, eu pergunto: Vai sobrar algum tempo para a palavra de Deus? Que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento seja derramado sobre as vossas vidas e de sua família em nome de Jesus Cristo.Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário