Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

terça-feira, 27 de novembro de 2012

De Gideão para Jerubaal



"Por isso naquele dia lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar". Juízes 6 v.32 

Podemos tirar uma grande lição da vida de Gideão. A chamada de Deus, a derrubada do altar a Baal e sua liderança na vitória muito se encaixam em nossa vida espiritual, em nosso agir e reagir diante de adversidades, problemas e impedimentos. Todos passaram a chamar Gideão de Jerubaal (que significa: 
Aquele que contende com Baal; ou, permite que Baal pleiteie.) pois perceberam que houve mudança, Gideão tomou uma atitude, esta atitude foi fruto de um chamado de Deus. Cabe ressaltar que Israel estava cativo (mesmo sem grades ou muros) durante sete anos porque fizeram o que era mau aos olhos do Senhor (Juízes 6 v.1).  Estavam nas mãos dos midianitas, dos amalequitas e também os do oriente. Seria esta sua situação hoje? Para livrar parte de suas colheitas fizeram covas nos montes e cavernas. Quem sabe você tem criado para si estas mesmas cavernas, imaginando-se um eterno escravo e incapaz de mudar a situação? Afinal tudo o que os israelenses semeavam, criavam eram tomado pelos inimigos, eles estavma acostumados a serem saqueados, mas e você? A mudança começou a acontecer quando o povo clamou! Você já clamou ao Senhor por uma situação que você considera irreversível? A partir daquele momento Deus trouxe à lembrança do povo tudo que antes Ele fez por eles. Você pode se lembrar das bençãos do Senhor sobre sua vida? Momentaneamente Gideão contesta a Deus pois acha que se Deus é com o povo porque tudo aquilo está acontecendo, onde está o Deus de quem que seus pais contam tantas maravilhas (Juízes 6 v.13)? Certos momentos você tem feito esta mesma pergunta? Gideão quando convocado pelo anjo do Senhor se menospreza dizendo-se da família mais pobre de Manassés e o menor da casa do seu pai (Juízes 6 v.15). Como você se auto-qualifica hoje? Será que tem colocado desculpas e mais desculpas para não se mover do lugar? O anjo do Senhor ordena que Gideão (agora prestes a ter seu nome mudado para Jerubaal) derrube o altar a Baal (Juízes 6 v.25). Observe se em sua vida existem altares, não somente estruturas física (estátuas, imagens, esculturas, bustos, quadros, etc), mas também altares simbólicos: altar ao dinheiro, altar à comida, altar ao corpo perfeito, altar aos conjugês, altar ao trabalho. Altares são locais onde os ídolos são adorados ou estão colocados para adoração. Que altares você tem? Após a derrubada deste altar e adoração ao verdadeiro Deus, todos procuraram sbaer que fizera aquilo e logo descubriu-se que fora Gideão. Todos vão perceber que há mudança e que você tomou a iniciativa. Em seguida todos passaram a chamar Gideão de Jerubaal, que Deus seja contigo como foi com Israel e ouça o seu clamor. Que te faça como fez com Gideão, de um pequeno lavrador em um grande líder. Que você posso identificar os seus altares a outros "deuses" e derrubá-los. Que todos passem a te conhecer por outro nome, que este novo nome seja algo como: Vencedor em nome de Jesus Cristo! Que o amor de Deus que escede todo o nosso entendimento seja derramado sobre a sua vida e de sua família em nome de Jesus Cristo. Amém! Visite a página de pedidos de oração e deixe seus pedidos.

2 comentários:

  1. Oi irmão, compartilhei teu texto no meu facebook, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, fique a vontade que Deus continue te abençoando em nome de Jesus Cristo.

      Excluir