Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O arrependimento o que significa?

"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."Mateus 4 v.17

Quando ministro aulas sobre o tema arrependimento no curso de Discipulado Avançado costumo dizer que se arrepender é parar de caminhar na direção errada e caminhar na direção certa, ou seja, irmanamente falando seria deixar uma vida de pecado e viver uma nova vida de retidão na presença de Deus. Afinal de contas dos nosso pecados Ele (o Senhor nosso Deus) não se lembrará mais (Isaías 43 v.25). 


 
 Infelizmente para alguns isso não basta como esclarecedor e "restam" algumas dúvidas sobre o assunto, que diga-se de passagem é de suma importância no crescimento espiritual do homem e da mulher de Deus.
1º O arrependimento significa mudança de opinião a respeito do pecado (Jó 42 v.6).
Não posso mais ser de opinião favorável ao pecado, se antes eu naõ tinha nada contra o pecado agora sim sou e sempre serei do contra. Minha opinião deve seguir minha convicção em servir a Deus e me arrepender dos meus pecados e não mais cometê-los, nunca mais mesmo. Pois agora minha opinião em relação ao pecado  mudou e isso significa arrependimento;

2º O arrependimento significa mudança de sentimento a respeito do pecado (2 Co 7 vv. 9,10).  
Se antes o pecado me trazia alegria, felicidade (falsas e passageiras a bem da verdade). Agora o pecado deve me entristecer, ou seja, se hoje eu cometer um pecado que outrora me deixava feliz agora vou ficar triste. A palavra contristado que Paulo usa significa triste, cheio de pena e muito mais nos fala ainda o verbo constritar que significa tornar triste, afligir. O pecado hoje tem que me afligir, me entristecer e essa trizteza pelo pecado significa arrependimento; e
3º O arrependimento significa mudança de vontade com relação ao pecado (Mt 21 vv. 28,29).
Se antes a vontade de pecar me consumia, vinha, me importunava e me vencia. Hoje deve ser diferente. A vontade pode até aparecer, porém não mais me vencerá. Na párabola que Jesus Cristo narra no texto em acima o primeiro não tinha vontade de trabalhar na vinha do seu pai e disse que não ia, mas se arrependeu e foi, ou seja, mudou sua vontade. A vontade de pecar sendo desobediente ao seu pai levou  o filho, que antes dissera que não queria ir, a se arrepender e cumprir a ordem de seu pai. Esta obediência posterior, esta mudança de vontade significa arrependimento.
Espero que nestas poucas linhas eu tenha conseguido esclarecer as dúvidas. Não deixe de visitar e deixar seu pedidos na página pedidos de oração. Que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento seja derramada sobre a sua vida e de sua família em nome de Jesus Cristo. Amém!



Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:17Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Um comentário:

  1. Palvra edificante irmão. Tenho duas coisas a lhe dizer: Primeira: Obrigada por tudo! Costumo dizer a minhas filhas: Quantidade não é qualidade. Tenho poucos amigos, mas todos de muito valor.
    A segunda: Peço a Deus que abençõe cada vez mais teu ministério, pois através dele, muitas almas são salvas.
    Oro para que neste novo ano que começa, tua vida e de tua amada família sejam cada dia mais e mais abençoados em nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir