Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

terça-feira, 27 de maio de 2014

Providência no deserto

"E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?"
Salmos 78 v.19

Existem momentos em nossas vidas que devemos trazer à lembrança tudo o que Deus já fez por nós e entendermos que o Senhor está e tem sempre o controle de tudo, mesmo que as circunstâncias possam parecer desfavoráveis (quase sempre são) Deus pode mudar tudo, pode trazer refrigério, pode livrar do cativeiro. Creia mesmo que você esteja no deserto mais árido: Deus tem como preparar uma mesa para você.

No capítulo 78 do livro de Salmos vemos nos versículos anteriores ao deste texto que o autor se mostra indignado com o fato do povo ter "esquecido" de tudo que Deus fez por eles enquanto os livrava da mão do Egito, ou seja, eram mal agradecidos para com Deus e suas bençãos. Precisamos frisar que nunca em nenhum outro momento a nenhuma outra nação Deus mostrou tanto do seu poder como fizera com Israel e olha que aquela geração foi rebelde e muitas vezes desobediente a Deus. O que me chama a atenção nesta passagem é o fato da misericórdia de Deus superar, e muito a rebeldia e a desobediência do povo. Certamente creio que a misericórdia de Deus não mudou. Quero te lembrar que mesmo que "você" se julgue não merecedor da mesa no deserto como providência de Deus; o que vai determinar sua benção é a misericórdia de Deus e acredite esta misericórdia dura para sempre.
Se você agora esta olhando ao redor, para frente e para trás e não vê, com seus olhos carnais, nada além de areia, de calor, de sufoco de escassez de recursos. Nosso Deus tem o controle da situação e vai mudar tudo só por causa de você. Muitos reclamam de que estão no deserto, repetem aos quatro ventos que deserto é terra de passagem, escola de crentes, quero externar minha total concordância com estas expressões e acrescentar mais uma: "deserto é essencial". Mas Pastor, como deserto é essencial?
Antes que me atirem pedradas e saiam espalhando que eu virei a casaca e que agora apoio a teologia do sofrimento; preciso lebrar-lhes que a Bíblia Sagrada narra diversas vezes homens e mulheres que foram vitoriosos no deserto, que Deus os fortaleceu no deserto, Deus cumpriu suas promessas no deserto. Quando Deus quer nos preparar para algo mui grandioso Ele tem o hábito de nos levar ao deserto para que então: aqueles que antes nem sequer oravam mais, agora possam manter uma maior comunhao com Ele, aqueles que estavam afastados da presença de Deus, agora se cheguem ao Senhor. É no deserto que Deus mais fala com você, é no deserto (este mesmo que você está agora)que Deus vai te surpreeender, é neste deserto que Deus pode sim colocar uma mesa como providência para que tu não passe fome, para que tu e tua casa sejam sustentados. Que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento seja derramado sobre a sua vida e de sua família.
E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?
Salmos 78:19