Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Tocando nas feridas!



“O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
Gálatas 1:7-10


Contra fatos não existem argumentos, não existem desculpas que justifiquem erros absurdos, não adianta disfarçar o que todos veem, não se pode esconder propósitos atrás de práticas duvidosas, não posso interpretar a Bíblia Sagrada ao meu modo e principalmente não posso pregar um outro evangelho que não seja o de Jesus Cristo.
A igreja tem uma missão. A missão da igreja é de evangelizar, levar o evangelho a todas as criaturas, todos os aspectos desta missão são importantes: evangelismo, missões, preparo de missionários. Ficar preso entre 4 paredes duas horas diversos dias da semana não é missão da igreja é satisfação do homem, igreja não é Clube Social e Recreativo.
Pastores não são estrelas e nem tão pouco super heróis. Parece que os pastores da atualidade adoram ser bajulados, adulados e agradados por seus "fiéis"; sendo que quanto mais bajuladores e pessoas manipuláveis melhor para o "ego" do Pastor. Elogios e adulações multiplicam-se nos púlpitos durante as oportunidades, nas redes sociais (principalmente com o advento do Facebook), igreja não é Fã Clube de Pastor.
Cancelamento total da graça em favor da meritocracia. A salvação agora é pelas obras para que você se vanglorie, que graça de Deus que nada o negócio é estar envolvido no maior número de grupos, atividades e serviços na igreja; ter o maior número de cargos; trabalhar muito para que o pastor veja você ralando, afinal de contas você vai para o céu pois está fazendo por merecer. Galgar postos eclesiásticos por chamado de Deus, isso não é necessário, não precisa de chamado o pastor sabe que você trabalha e por isso merece, igreja não é empresa.
Fazer como o mundo para mostrar que somos felizes. Criam-se adaptações de atividades típicas do mundo e de outras religiões a fim de "atrair" o mundo (ou será "trair" Deus?). Balada Gospel, Lual Gospel, Arraial Gospel,  Dia das Bruxas Gospel. Vamos mostrar para o mundo que também somos felizes, que também nos divertimos e para isso vamos até convidar amigos não crentes e assim evangelizar. É a igreja no mundo e o mundo na igreja e igreja não é o mundo.
Construção de grandes e majestosos templos. Quanto maior melhor, não importa se nem sempre vai estar todo ocupado, o importante é ser maior do que o da outra igreja; não importa se os custos com água, luz e manutenção serão altos: os dízimos e ofertas dão conta. Quem precisa de gastar dinheiro com campanhas evangelistas em praças e custeio de missões? Já temos gente demais na igreja. Importante é ter ar-condicionado, bancos estofados e todos os itens de conforto disponíveis no mercado, igreja não é Spa.
Uso intenso do Argumento de Autoridade. O pastor falou então está na Bíblia Sagrada, mesmo que você tivesse certeza que não é assim, mas como ele falou deve ser mesmo. Não precisamos ser como os cristãos de Beréia (que examinavam as escrituras para ver  se elas diziam mesmo o que o pregador falava) confiamos plenamente no homem, o pastor falou tá falado e não se fala mais nisso, não se discorda, não se duvida, não se discute, igreja não é ditadura.
A confusão de que movimento é avivamento. Agitação, barulho, gritos, danças e histerias são movimentos, movimentos motivados por palavras de incentivo; é um pula pula um roda roda umas rajadas de línguas estranhas (estranhas até para Deus) e no final todos vão para casa cansados e sem renovação do compromisso com Deus e sem comprometimento com a obra, igreja não é circo.
Caçadores de Bênçãos. Verdadeiras peregrinações tem sido feitas a fim de alcançarem as bênçãos de Deus, várias campanhas de libertação e cura divina , vários cultos da vitória em várias igrejas diferentes, em bairros diferentes, às vezes até em cidades diferentes, afinal Deus está mais lá do que em sua própria igreja, são 7, 14 e até 21 dias de campanha.
Mais tempo para o louvor, menos tempo para a palavra. Cada vez mais surgem grupos de louvor nas igrejas, irmãs, irmãos, jovens, adolescentes, crianças, novos convertidos, recém casados, ministérios de louvor, duplas, trios. Quando tem oportunidades abrem a Bíblia Sagrada leem, ou melhor deixam para a igreja, um versículo qualquer e dá-lhe louvor. tem louvor antes da palavra final e depois também, tem louvor no apelo e acaba o culto e o louvor continua e a palavra, coitada da palavra, cada vez mais esquecida.
Escolas Dominicais que nada ensinam. Faltam currículos que desenvolvam os alunos, faltam professores especializados, temos muitos leitores de revista, mas poucos professores capacitados. Muitas revistas enfocam assuntos que estão na mídia, porém com uma visão denominacional restrita sem respaldo bíblico e baseada em comentários, apenas em comentários sem base bíblica e quando existe são textos fora do contexto a fim de dar valor a um comentário, nada se ensina, nada se aprende.
Fome e desespero por  cargos e espaços. Dos maiores níveis eclesiásticos até os membros mais novos todos querem aparecer, querem fazer algo que lhes dê visibilidade, que chame a atenção, ninguém quer ser segundo ou terceiro, somente o primeiro posto, o posto de líder é o que interessa; quando entra em um departamento já pensa em ser o chefe, pois é melhor, faz melhor e tem melhores soluções que o atual chefe.
Mania de criar fórmulas para o agir de Deus. Para receber algo de Deus temos que fazer isso assim e assim senão Deus não abençoa; Vamos trazer este papel durante tantos cultos, receba esta flor, este envelope, este sabonete, este vidrinho de azeite, este lenço suado.
Ufa! Sei que muitos dos exemplos acima você já viu ou vê em sua igreja ou uma próxima de você. É claro que não existe igreja perfeita, mas é certo que se observo o erro e continuo onde ele está, estou errando também. Se identificou pastores conhecidos nesta mensagem não os censure, apenas ore por eles para que Deus tenha misericórdia. E se você se encaixou na mensagem ainda há tempo de mudar de atitude, arrependimento move a mão de Deus em seu favor. Que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento seja derramado sobre você e sua família em nome de Jesus Cristo. amém!



O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

Gálatas 1:7-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário