Data

A paz do Senhor Jesus Cristo. Hoje é

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Fogo Estranho

"E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR." Levítico 10 vv. 1-2

O texto citado acima demonstra algo que incrivelmente ainda acontece muito em nossas igrejas e que é oposto ao princípio do relacionamento do homem com Deus: desobediência à autoridade divina. Nabade e Abiú, que eram filhos de Arão, faziam junto com seu pai o serviço sacerdotal da casa de Deus, porém não tinham autorização de fazerem sozinhos, não podiam fazer o serviço sem seu pai. 



O que aconteceu foi que o sacrifício foi considerado por Deus como fogo estranho (Números 26 v.61) e muita gente hoje em dia está oferecendo este fogo estranho. Lembro que eles morreram, o Senhor mandou fogo por substituírem a autoridade de Arão sem a autorização de Deus. Muito tem se oferecido de fogo estranho quando deixamos de obedecer a Deus e passamos a agir como se Ele não fosse soberano sobre nossas vidas, se Ele não colocasse e tirasse autoridades para que seu plano de salvação seja executado em nós. Temos que reconhecer que Deus é quem escolhe e capacita, quem autoriza e quem manda executar, quem aprova e ordena que seja cumprido. Ao negarmos apoio ou obediência a uma autoridade constituída por Deus (Pastor, Dirigente, Coordenador ou qualquer liderança) estamos agindo com rebeldia à autoridade e este ato fere o princípio da obediência à autoridade divina, afinal não existe autoridade que não venha de  Deus (Romanos 13 v.1), ou seja, esta rebeldia é fogo estranho também. Você pode até dizer que estou exagerando, mas o princípio é o mesmo de Nabade e Abiú: desobediência. Eles não eram sacerdotes, eles apoiavam seu pai que era  o sacerdote, Arão era a autoridade constituída por Deus. A ordem era de que o sacerdote traria fogo ao altar do Senhor, ou seja, a palavra de Deus determinava o que seria feito e quem deveria fazer. Hoje em dia muitos além de não obedecerem às autoridades, se rebelando,  ainda tomam atitudes e muitas vezes levam outros tomarem estas atitudes de rebeldia não ao homem (que foi levantado por Deus como líder), mas a Deus mesmo. Se você não obedece ao homem que você vê, vai obedecer a Deus que não vê? 
Às vezes perguntamos a Deus porque as bençãos não vem, a vitória demora e as coisas não fluem e nem saem como pedimos a Deus a resposta é uma outra pergunta: Como estamos agindo diante da autoridade? Estamos sendo rebeldes? Estamos trazendo fogo estranho ao Senhor? 
Deus disse que não feriria os sacerdotes, não feriria aqueles que Ele separou como autoridade (Êxodo 19 v.22). Mas aqueles que fazem as vezes da autoridade ou agem em rebeldia a Deus (direta ou indiretamente) recebem a penalidade de Deus, no caso de Nabade e Abiú a penalidade foi a morte. Pode parecer, à primeira vista, rígida demais a sentença de morte sobre os dois filhos de Arão por causa da sua transgressão contra o Senhor. Porém,  notemos que a transgressão foi porque fizeram o que lhes não ordenara o Senhor.
Entendamos que é desobediência e consequente rebeldia o servir a Deus a nossa própria maneira, como achamos ser mais confortável, menos cansativo. Apresentamos fogo estranho ao Senhor quando adoramos a Ele de qualquer maneira, não vamos aos ensaios dos grupos de louvor, não nos empenhamos naquilo que nos foi dado, não vamos aos cultos ou selecionamos quais ir e a que horas chegar no templo.
Hoje Deus está agindo com misericórdia, concedendo tempo para arrependimento e para que todos cheguem ao conhecimento da verdade. Se não fosse assim, muitos estariam morrendo como Nadabe e Abiú, por procurarem se aproximar da presença de Deus de uma maneira imprópria, em desobediência e rebeldia ao seu mandado. Que o amor de Deus que excede todo o seu entendimento seja derramado sobre a sua vida e de sua família em nome de Jesus Cristo. Amém!
E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.

Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
Levítico 10:1-2

4 comentários:

  1. É verdade, é preciso tomar cuidado com o que apresentamos diante de Deus. Tem muito julgamento e pouca ação no meio cristão, pessoas tomando atitudes sem o mínimo de conhecimento da palavra de Deus. Me incluo sempre nisso, pois sei que nada sei e Deus sempre sabe de tudo. Muita oração por nossas pobres almas. E nunca deixo de dizer o quanto é valioso seu blog, espero ver seu livro nas bancas logo. A paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez por seus comentários, estou selecionando ainda quais textos deste blog entrarão no livro, minha ideia inicial é de colocar os mais lidos e comentados. A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Amado Pr. Miranda, Saudades em Cristo,

    De fato,é muito fogo estranho. Dia 26 fui convidado a visitar um Igreja, aqui no meu bairro (Campo Grande-RJ). Qual não foi a surpresa que ao chegar e ter inicio o culto, nada senti. Uma barulhada. Um grupo de pagode (letra evangelica NOS GALHOS SECO DE UMA ARVORE... EM PAGODAO DOS BRABOS). Pura carne e um som ensurdecedor. Saí de lá com dor de cabeça (coisa espiritual), pois orei durante todo culto para que o Senhor Deus abrisse os olhos daquele povo cujo culto era carne pura, pois sou assembleiano tradicional pentecostal e sei discernir um culto verdadeiramente pentecostal de um carnal e barulhento. De assembleiano só tinha o nome. E pra findar me vem o pregador afirmar que lepra é contagiosa e que fora o leproso quem estendera as maos para Jesus e nao o contrário Lucas 4.13. Disse-me o Espírito: Nunca mais ponha os pés nesse lugar. MISERICORDIA JESUS!!!

    MUITO EXXXXTRANHO ESSE FOGO,

    MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS

    Cordialmente,

    Pr. Nonato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Pastor Nonato, estava com saudades suas também!
      Como vai teu ministério? Sabe que moramos bem próximos? Sou daqui de Santa Cruz-RJ, precisamos nos encontrar. Verdadeiramente tem muito "Fogo Estranho" sendo aceso em nossas igreja e os líderes nem percebem ou o que é pior não querem "apagar". Na paz do Senhor Jesus Cristo.
      Pr. Marcelo Miranda, nada além de servo do Senhor Jesus Cristo.

      Excluir